Considerando que a natureza da atividade de cobrança está diretamente ligada à compreensão e respeito às necessidades, direitos e valores das pessoas; Que, por necessidades, direitos e valores entende-se não apenas questões materiais, mas também questões de ordem moral, intelectual e social; E, que direitos só têm valor quando efetivamente reconhecidos; Enuncia-se os princípios fundamentais que devem nortear as atividades de cobrança da E-cob Cobranças Ltda.

 

1) A E-cob e seus funcionários reconhecem e aceitam a diversidade de pessoas que integram a Organização. Pautam suas relações pela confiança, lealdade e justiça.

 

2) Em seu relacionamento com o público, cuidam de assegurar plena defesa aos interesses de cada credor, ou usuário dos serviços da E-cob.

 

3) Valorizar o processo de comunicação interna. Preservar o sigilo e a segurança das informações.

 

4) Compartilhar aspirações de desenvolvimento profissional e zelo pela qualidade de vida dos funcionários.

 

5) Preservar e respeitar os princípios da "Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal, das constituições Estaduais e dos Direitos do Consumidor".

 

6) Prestar informações e orientações claras, confiáveis e tempestivas para permitir ao cliente a melhor decisão nos negócios.

 

7) Atender com cortesia e respeito às pessoas. Resguardar o sigilo das informações.

 

8) Agir com transparência, integridade e respeito. Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade.

 

9) Manter estrito sigilo sobre suas operações e serviços buscando frustrar quaisquer ações ou intenções que se oponham a esse dever de sigilo.

 

10) A E-cob e seus funcionários mantêm civilidade no relacionamento com a concorrência. Quando solicitados, dispõem informações fidedignas, por meio de fontes autorizadas.

 

11) Compromisso especial de cada funcionário da E-cob:

- Há muito tempo a cobrança deixou de ser uma ação repreensiva. Hoje, cobrar é sinônimo de prestar um serviço ao devedor na orientação financeira. A figura do cobrador tem hoje a característica do consultor financeiro pessoal.

- Fundamentada na orientação econômico financeira ao devedor, a ação de cobrança deve objetivar sempre a recuperação do crédito, ou a orientação de eventuais medidas judiciais cabíveis.